segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Governo realiza projeto UPA na Comunidade em Guarabira


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Guarabira vai receber, no próximo sábado (15), a segunda edição do projeto UPA na Comunidade. O evento, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), tem por objetivo levar os serviços de saúde que são oferecidos na UPA a todos os bairros de Guarabira.
A segunda edição do projeto vai ser realizada no Bairro do Nordeste I, das 8h ao meio-dia.  A população terá acesso a exames de glicemia, tipagem sanguínea, verificação da pressão arterial e orientações sobre doenças infectocontagiosas. Ainda vai ser realizada vacinação contra paralisia infantil e haverá distribuição de preservativos, medicamentos e material educativo sobre os cuidados com a dengue e a febre Chikungunya.
“Os alunos do Curso Técnico em Vigilância da Saúde farão uma busca ativa na região verificando a cobertura vacinal da população e, ao mesmo tempo, vão disponibilizar a vacina efetuando o registro da vacinação realizada no local. Além disso, a Gerência de Saúde Regional do Brejo estará presente com equipe de epidemiologia levando informação às pessoas sobre como evitar as doenças epidêmicas”, explicou o diretor administrativo da UPA de Guarabira, Gilson Cândido.
Para Gilson, a intenção é aproximar a unidade de saúde da população. “Nosso objetivo é prestar serviços de atenção básica e não de urgência, como geralmente acontece na UPA. Com essas ações, nossos profissionais passam a entender o contexto social em que a comunidade está inserida e a realidade da população. Além disso, é uma oportunidade de divulgar nossos serviços para que os usuários possam nos procurar sempre o que precisarem”, ressaltou Gilson.
No momento da ação, não haverá interrupção nos serviços da UPA. Os profissionais da unidade que participam do projeto (médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, entre outros) são voluntários e não estarão em horário de plantão.
Primeira edição – O município de Guarabira recebeu o projeto UPA na Comunidade pela primeira vez em 25 de abril deste ano, na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Segundo o diretor administrativo da UPA de Guarabira, a primeira edição do projeto foi além das expectativas dos idealizadores. “A receptividade dos usuários foi maravilhosa. A comunidade Nossa Senhora Aparecida é extremamente carente e foi uma maneira de agraciá-la com cuidados para a saúde”, concluiu Gilson Cândido.


Fonte: Portal Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...