sábado, 1 de agosto de 2015

ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS DE GUARABIRA PROTESTA CONTRA A TRUCULÊNCIA COM QUE O PREFEITO TRATA O MOVIMENTO CULTURAL DA CIDADE



Nós que fazemos a Associação de Arte e Cultura de Guarabira – AACG, vimos tornar público o nosso repudio à atitude do Prefeito de Guarabira, que mais uma vez recorre as vias judiciais, requerendo um MANDADO PROIBITÓRIO à LIVRE MANIFESTAÇÃO DO MOVIMENTO CULTURAL, sob a alegação de que o evento de inauguração do Memorial do Cordel, estava sendo ameaçado de ser invadido pelo Movimento Cultural de Guarabira. 

Esclarecemos que a AACG, nunca quis, nem planejou INVADIR a CASA DA CULTURA, até porque a instituição reconhece que esse equipamento é um espaço público do artista local e do brejo paraibano. Queremos INVADIR o coração de cada Guarabirense, no sentido de que possa absorver a necessidade de que os cidadãos e cidadãs tem o direito de acesso às políticas públicas descentralizadas, com a participação popular, através do diálogo com os movimentos representativos de política cultural.

Queremos INVADIR a velha prática política do coronelismo que não dialoga, que censura, que persegue e que acha que tudo pode. Vivemos um processo democrático onde não cabe mais atitudes truculentas de negação de direitos e de exclusão da participação cidadã. Queremos lembrar que o INVASOR foi de fato o PREFEITO ZENOBIO TOSCANO, quando INVADIU mandando arrombar os cadeados da CASA DA CULTURA, no dia 21/10/2013, pois até então estava a referida Casa sob a responsabilidade da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado.

Como podemos atestar através de posicionamento público, em 30/07/2015, em redes sociais, do Secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira: “Antes de negociar com a SECULT o prefeito deveria ter negociado com os artistas que ocupavam a Casa e com a Articulação Regional da SECULT. Mas, parece que ele não gosta mesmo é de negociar. No final de 2013 assumi a presidência da FUNESC, órgão vinculado à SECULT. Estive duas vezes em Guarabira conversando com artistas e gestores da região. Inclusive com ele. Me coloquei à disposição para intermediar uma saída para o impasse. Para minha surpresa, no dia seguinte ele, simplesmente mandou arrombar a Casa e trocar os cadeados. Não se poderia esperar outra reação dos artistas e produtores culturais de Guarabira. Mobilizados, retornaram e ocuparam o local. Há poucas semanas, com base no Termo de Comodato, o prefeito voltou à cena com uma liminar e com a polícia para retomar o espaço. Semanas antes esteve conversando comigo, mas ESTRANHAMENTE sequer tocou no assunto. Depois de um ano sem que a prefeitura acenasse interesse pela Casa, começamos a planejar ações para a Casa da Cultura. Diante da liminar obtida pela prefeitura, em respeito à Justiça os artistas se retiraram. Mas, a SECULT entrou em cena. Achei demais aquilo tudo. Afinal, antes de qualquer termo assinado pela Prefeitura e pela SECULT, se trata de um equipamento público. Ou seja: O PRÉDIO É UMA PROPRIEDADE COLETIVA DOS ARTISTAS DE GUARABIRA E DO BREJO. Lamentavelmente o prefeito traz consigo a mentalidade do velho e surrado coronelismo. “Eu posso. Eu quero. Eu faço. ” Enfim, o poder acima da lei. Sensibilidade zero.”

Diante do exposto, fica claro que o gestor está usando de má-fé, quando mesmo notificado a entregar a Casa da Cultura, no próximo dia 07/08/2015, à SECULT/PB, ele de forma intransigente e autoritária decide inaugurar o Memorial do Cordel, nesse espaço físico, onde o mesmo deverá desativar por força de cumprimento do “Termo de Cessão de Uso”, e não Termo de Comodato,, celebrado entre a Prefeitura de Guarabira e a SECULT/PB, o que demonstra o mal uso dos recursos públicos, birra política e a tentativa de se vitimizar diante da população Guarabirense.
Guarabira, 01 de agosto de 2015.
Atenciosamente,

Associação de Arte e Cultura de Guarabira – AACG
LEVI LOBÃO - Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...