sábado, 1 de março de 2025

Mestre Maureliano encantou-se






 Com profundo pesar, noticiamos o falecimento do mestre Maureliano Ribeiro, figura central na cultura popular pernambucana. Mau, como era conhecido, foi um dos grandes responsáveis pela construção de tambores de maracatu e pela difusão da cultura popular entre jovens e adolescentes, especialmente durante o movimento Manguebeat nos anos 90. Chegando a fazer vários alfaias para o grupo Nação Zumbi de Chico Science. Nascido em Peixinhos, na divisa entre Olinda e Recife, Mau era um camaragibense de coração, tendo dedicado grande parte de sua vida à cultura da cidade, tendo seu Ateliê sediado em Jardim Primavera em Camaragibe.

Herdou do pai, Martiniano Ribeiro, o talento para trabalhar com madeira. Martiniano, além de carpinteiro e marceneiro, foi um dos fundadores da comunidade de Peixinhos e o primeiro presidente da associação de moradores local.

Maureliano, por sua vez, dedicou sua vida à cultura popular, fundando e ajudando a fundar diversos blocos e bandas, como Lamento Negro, Darue Malungo, Nação Camará, Via Sat, Nação Zumbi, Nação Mulambo e diversos maracatus, cocos e cirandas. Ele também era compositor, luthier e mestre de capoeira, deixando um legado de ensinamentos e contribuições para a cultura pernambucana.

A morte de Mestre Maureliano representa uma grande perda para a cultura popular de Pernambuco. Sua dedicação e talento na construção de instrumentos musicais, como os tambores de maracatu, foram fundamentais para a preservação e difusão dessa manifestação cultural. Além disso, seu trabalho como fundador e colaborador de diversos grupos musicais e culturais, deixou um legado de ritmos e melodias que inspiraram e continuam a inspirar gerações de artistas e amantes da música.

foto do perfil


O Gemini pode cometer erros. Por isso, é bom checar as respostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Malês": Antonio Pitanga dirige filme sobre a maior revolta de escravizados do Brasil

  Por Magal Melo Após 46 anos afastado da direção, o veterano ator e cineasta Antonio Pitanga — pai de Camila Pitanga — retorna ao comand...