Em reunião recente com a comissão de representação dos servidores, o Secretário Gilmar, da SEPLAG, garantiu que o Governador João Azevedo já se comprometeu publicamente com a criação da Agência de Defesa Agropecuária. A Paraíba é o único estado da região que ainda não possui uma Agência própria, o que reforça a urgência da implementação para garantir maior eficiência na fiscalização agropecuária e na segurança sanitária do estado.
O avanço do projeto está condicionado à redução do gasto com pessoal do estado para abaixo de 46,55%, limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o Secretário, a correção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do grupo FAP, que também incluirá o pessoal da Saúde, será um passo fundamental para a implementação da Agência.
Três cenários foram traçados para essa adequação: o mais otimista prevê a execução em abril, enquanto o mais pessimista projeta a concretização somente em setembro. Gilmar reforçou que o governo segue monitorando o gasto prudencial e orientou que os servidores também acompanhem essa questão para garantir a cobrança da execução das medidas prometidas.
Além disso, os servidores reforçaram a necessidade de um reajuste salarial adequado, uma vez que a valorização da categoria é essencial para a qualificação e manutenção dos serviços de defesa agropecuária. A defasagem salarial é uma realidade que precisa ser corrigida para garantir melhores condições de trabalho e eficiência na fiscalização.
Enquanto isso, o sindicato aguarda o agendamento de uma nova reunião com o Secretário Tibério para dar continuidade às negociações.
"Demos mais um passo nessa luta, e só alcança seu objetivo quem luta. Sigamos em frente com otimismo, pois o pessimista nada alcança."
Fonte: Informações a partir do relato de Odnilson Alves de Aguiar Tesoureiro do SINAVEZ-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário