sábado, 29 de setembro de 2012

Vice-Governador Rômulo Gouveia assume compromisso com os servidores da Defesa Agropecuária


 

Foto: Assessoria do vice-governador.

Após ter sido aprovada na avaliação da auditoria por meio do MAPA – Ministério da Agropecuária e da Pesca, a Gerência Executiva de Defesa Agropecuária, órgão da SEDAP – Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, promoveu treinamento com os Médicos Veterinários e responsáveis por Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV’s, com a finalidade de realizar o treinamento para execução da sorologia da Febre Aftosa.
Na ocasião, representante do PNEFA- Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa, a fiscal federal, Natércia Caporali Araújo, proferiu uma esclarecedora palestra dos passos a serem seguidos na importante missão.
Com a aprovação na auditoria e após a sorologia, o estado conseguirá o sonhado status sanitário de Livre com Vacinação, o que aumentará as possibilidades de comercialização dos animais e produtos derivados da agropecuária paraibana, pois estes poderão transitar por quase todo país.  
A sorologia, que parece uma tarefa fácil, não o é, pois requer as habilidades técnicas, articuladoras e de convencimento dos funcionários do órgão. No entanto, estes reclamam que não recebem a devida atenção e remuneração por parte do governo do Estado. Anteriormente à auditoria lhes foram prometida uma gratificação de produtividade, o que não veio a ser efetivado após a histórica conquista.
Demonstrando a importância do evento, esteve presente na reunião o Vice-Governador, Rômulo Gouveia que vem acompanhando a evolução dos serviços do órgão estadual, acompanhado, do Superintendente do Ministério da Agricultura Lúcio Matos e do Gerente Executivo de Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu.
Todos elogiaram e reconheceram a importância do trabalho dos Médicos Veterinários ali presentes no avanço alcançado e se prontificaram a colaborar na conquista de melhorias.
Sendo assim, os funcionários que falaram representando os demais mencionaram que estão construindo um sindicato que represente todas as classes funcionais lotadas no órgão estatal, solicitaram a criação da Agência de Defesa Agropecuária da Paraíba com mais autonomia, melhores e unificados Planos de Cargos e Carreira e que incluam, da melhor maneira possível, os trabalhadores que executam o serviço atualmente. Falou-se também que até hoje, por não remunerar bem o quadro funcional, a Paraíba vem servindo como excelente formadora de fiscais agropecuários médicos veterinários para órgãos de outros estados, pois após investir altos valores em cursos e treinamentos específicos, estes não encontram segurança financeira, são aprovados e migram para outros estados com melhores vencimentos.
Sendo assim, criou-se um canal de diálogo com o vice-governador que expôs as dificuldades financeiras do estado, mas garantiu que a partir de janeiro receberá uma comissão destes servidores para tentar solucionar a triste situação de ter uns dos piores salários do país.


Magadyel Melo
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...