sábado, 23 de junho de 2012

Finalmente, o Brasil é reconhecido como livre da Vaca Louca.








O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio Fax Circular 26/2012 de 15/06/2012, comunica que mediante a resolução nº 16 da 80ª Sessão Geral, a Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, reconheceu o Brasil na categoria de risco insignificante para EEB – Encefalite Espongiforme Bovina.
Para este avanço na classificação de risco, foi fundamental, a atuação nos últimos oito anos, do serviço veterinário oficial nos âmbitos federal e estadual, que estabeleceu diretrizes sanitárias e verificou a devida aplicação por parte do setor privado envolvido na prevenção da EEB; estabelecimentos de abate, fábricas de ração, graxarias, pecuaristas, médicos veterinários privados, dentre outros.
No entanto, é necessário manter a rigorosa aplicação das medidas oficiais, pois essa progressão de categoria sanitária geralmente é seguida de missões e auditorias internacionais como o objetivo de observar “in loco”, o sistema de prevenção da EEB no país.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como Doença ou Mal da Vaca Louca, atinge o sistema nervoso dos bovinos, fazendo com que fiquem com o comportamento alterado. Daí vem o nome popular "Vaca Louca".
Além de causar a morte de animais do rebanho, há o risco de transmissão ao homem, pois a doença é uma zoonose. Outro grande prejuízo seria a suspensão da exportação brasileira de carne bovina, que só em 2011, o Brasil exportou 1,09 milhão de toneladas. Os primeiros casos da doença ocorreram na Europa em 1986. Atingindo em torno de 24 países, 189.544 casos, só na Inglaterra a doença registrou a marca de 183.765 casos. Também já foram registrados 5.779 casos em outros continentes. Já no Brasil nunca foram registrados casos dessa doença!

Por Magadyel Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...