segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

UEPB deveria se juntar a UNICAMP e a UNB e criar também a disciplina sobre o Golpe de 2016.


           






           A atual conjuntura necessita que os intelectuais de diversos segmentos, professores e alunos que valorizam a liberdade de expressão acadêmica tomem uma atitude coletiva e unificada de forma eficiente em pautar uma reflexão com o povo brasileiro, impedindo assim qualquer restrição ao pensamento formador de ideias e, ou reflexões da sociedade.
É por demais justo e certo. Pois, o povo deve saber que este país é feito de golpes e trapaças ao longo de sua história. E graças à mídia golpista, aos juízes partidários e aos parlamentares egoístas que negociam seus votos por dinheiro, sofremos um duro golpe em nossa democracia, com a retirada da Presidenta Dilma Rousseff e a posse de Michel Temer, juntamente com o candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves na sua base de apoio.
Inclusive porque as universidades foram umas das principais vítimas de tal investida sendo retirado destas um volume significativo de recursos, bem como a inviabilização de alguns cursos, como o Curso de História, com a modificação desnecessária e vertical do currículo escolar com a denominada reforma do ensino feita sem nenhuma discussão significativa com a sociedade, retirando a obrigatoriedade de tal disciplina.  
A cadeira Tópicos Especiais em Ciência Política 4: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil, ofertada pelo professor Luís Felipe Miguel, está lotada e já tem lista de espera. De acordo com o sistema da Universidade de Brasília (UnB), 40 estudantes aguardam desistência para cursar a matéria. O semestre letivo começará no dia 5 de março.
De acordo com a ementa, ao longo do curso, os estudantes entenderão “os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff (PT)”. Além disso, a matéria pretende analisar o governo presidido por Michel Temer (MDB/SP) e “investigar o que sua agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil”.
A proposta da disciplina provocou grande turbulência no meio político. O Ministério da Educação (MEC) pediu desnecessariamente que o Ministério Público Federal investigue a matéria. A pasta do ministro golpista também encaminhou a mesma solicitação à Advocacia-Geral da União (AGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo, segundo o MEC, é apurar se houve ou não improbidade administrativa. Porém, o que vemos aí é um total cerceamento da liberdade e uma investida contra a autonomia da universidade, um requisito básico para sua sobrevivência.



domingo, 25 de fevereiro de 2018

Maria Bonita

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita, companheira de Lampião, numa fotografia tirada em 1936 pelo libanês Benjamin Abrahão Botto.

Frases e Pensamentos

"Quanto mais nebuloso é o dia, maior é a certeza que em breve o sol poderá voltar a raiar".
Wilson Borges

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Pantera Negra




Assisti ontem ao comentado filme, Pantera Negra. Em análise sucinta, posso dizer que, os personagens são muito bem "trabalhados", até mesmo os coadjuvantes; o processo de construção de cada um é ótimo e foi muito bom ver tantos personagens interpretados por atores negros serem apresentados e vê-los tendo participações importantes.
"O filme é uma escapadinha positiva da fórmula Marvel". As piadas contidas no mesmo não são forçadas e idiotas, elas fazem sentido. Neste ponto, o destaque vai para "molecona" Shuri, irmã de T'challa (Pantera Negra). Enquanto o vilão Garra Sônica é muito debochado e despreocupado, o outro é devidamente complexo (Killmonger), ambos são ameaçadores, mas o que finalmente temos é um vilão com motivação psicológica e com certa ideologia; Killmonger (Michael B. Jordan) faz com que muitos espectadores concordem com sua forma de pensar.
A mistura interessante do primitivo com tecnológico de Wakanda é deveras maravilhosa. A cultura afro foi, portanto, representada. Apenas dois personagens brancos tem participações significativas. Os personagens masculinos são bons, mas as mulheres é que são a real força que defende o trono de Wakanda e ainda o cérebro por trás da tecnologia.
As cenas de ação são boas, mas aquelas feitas com personagens digitais no escuro podem incomodar um pouco e a luta final é um pouco aquém do esperado. É um ótimo filme que nos faz pensar, divertido e empolgante. Recomendo.

Uma imagem, um resumo


Casarão José Rufino em Areia - PB



         Construído em 1818 pelo português Francisco Jorge Torres. Era uma casa comercial para compra e venda de escravos.(a direita da foto, algumas senzalas). O mesmo também possui mais de 3 beirais. Eira, Beira, Tribeira, e por último, Sombreira! Significava que para a época, o dono era um milionário!



Fonte: Levy Galdino - Fotografia 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O Grande Encontro em Recife em 2018.

Apresentação trará novidade

O grupo O Grande Encontro, formado por ícones da música brasileira como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, levará a maravilhosa turnê de comemoração aos 20 anos de estrada do conjunto a Recife (PE) neste ano de 2018. Será no Teatro Guararapes dia 08 de março de 2018, a novidade é que este show terá uma sonoridade mais elétrica.

Realizando diferentes formatos de performances durante a apresentação, como duetos, trios e solos, o grupo apresentará canções como Anunciação, Banho de Cheiro, Dia Branco, Tropicana, Moça Bonita, Caravana, Belle de Jour, entre outras. Além dos já falados, no elenco, O Grande Encontro conta com o violonista Marcos Arcanjo, o guitarrista Paulo Rafael, o baixista Ney Conceição, o sanfoneiro Meninão, o flautista César Michiles, o percussionista Anjo Caldas e o baterista Cássio Cunha.

Serviço:

O Grande Encontro

Data: 08 de março de 2018
Cidade: Recife (PE)
Local: Teatro Guararapes
Endereço: Centro de Convenções de Pernambuco - Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N - Salgadinho
Capacidade: 6 mil pessoas
Tel.:  (81) 3182-8000
Horário de Funcionamento: De segunda-feira a sábado das 11hs às 19hs

Ingressos:

Plateia Inteira: R$ 200
Meia: R$ 100

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Concurso Público Nacional Unificado

  O Sistema CFMV/CRMVs vem a público manifestar sua profunda insatisfação com a condução do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), espe...