Na última quarta-feira, dia 25, em Patos, a Gerência Executiva de Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba reuniu-se com os médicos veterinários, chefes de ULSAV's e de regionais para discutir sobre a próxima auditoria que será realizada pelo MAPA - Ministério da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, na próxima semana, afim de avaliar a qualidade estrutural e técnica do órgão e seu trabalho junto aos produtores rurais e empresas do setor. Desta averiguação poderá haver a liberação do estado para realizar a sorologia dos animais bovinos e consequentemente a melhoria da classificação de risco para febre aftosa que atualmente é Médio Risco e evoluirá para Livre com Vacinação.
Com a participação de Rubens Tadeu e de Felipe Rosado, Gerente Executivo e Gerente Operacional, respectivamente, elogiando o trabalho dos profissionais da instituição que com o seu trabalho resultou na cobertura de 89 % de cobertura vacinal e no cumprimento dos requisitos para solicitação da auditoria.
Jante Okamoto, representante do Ministério, e Inácio Clementino explanaram sobre os ítens a serem avaliados de forma positiva e confiante na capacidade técnica do órgão.
O secretário executivo da Pecuária da SEDAP - Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, falou de sua reunião em Brasília com os responsáveis do Ministério e com o Vice-Governador do Estado, Rômulo Gouveia, que saíram bastante satisfeitos pelo reconhecimento destes com o esforço do governo e dos técnicos para responder às demandas do setor. Como a aquisição de vinte e três veículos e a contração de técnicos em agropecuária e médicos veterinários.
Falou-se ainda que houve a comunicação com o Governador do Estado, Ricardo Coutinho,solicitando o atendimento aos pleitos dos profissinais para a viabilização de melhorias salariais em reconhecimento ao esforço dos mesmos e para a equiparação com os provimentos de outros estados.
Com a melhoria da classificação de risco os produtores rurais poderão transitar livremente para quase todos estados brasileiros para escocar sua produção e participar de eventos, pois, atualmente, a Paraíba e Rio Grande do Norte estão isolados sem poderem transitar, justamente por que os demais estados nordestinos já foram liberados e estão concluindo a avaliação sorológica de seu rebanho. Vamos torcer e confiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário