sexta-feira, 27 de julho de 2012

Defesa Agropecuária da Paraíba realiza reunião preparatória para auditoria do MAPA.

Na última quarta-feira, dia 25, em Patos, a Gerência Executiva de Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba reuniu-se com os médicos veterinários, chefes de ULSAV's e de regionais para discutir sobre a próxima auditoria que será realizada pelo MAPA - Ministério da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, na próxima semana, afim de avaliar a qualidade estrutural e técnica do órgão e seu trabalho junto aos produtores rurais e empresas do setor. Desta averiguação poderá haver a liberação do estado para realizar a sorologia dos animais bovinos e consequentemente a melhoria da classificação de risco para febre aftosa que atualmente é Médio Risco e evoluirá para Livre com Vacinação. 
Com a participação de Rubens Tadeu e de Felipe Rosado, Gerente Executivo e Gerente Operacional, respectivamente, elogiando o trabalho dos profissionais da instituição que com o seu trabalho resultou na cobertura de 89 %  de cobertura vacinal e no cumprimento dos requisitos para solicitação da auditoria. 
Jante Okamoto, representante do Ministério, e Inácio Clementino explanaram sobre os ítens a serem avaliados de forma positiva e confiante na capacidade técnica do órgão. 
O secretário executivo da Pecuária da SEDAP - Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, falou de sua reunião em Brasília com os responsáveis do Ministério e com o Vice-Governador do Estado, Rômulo Gouveia, que saíram bastante satisfeitos pelo reconhecimento destes com o esforço do governo e dos técnicos para responder às demandas do setor. Como a aquisição de vinte e três veículos e a contração de técnicos em agropecuária e médicos veterinários.
Falou-se ainda que houve a comunicação com o Governador do Estado, Ricardo Coutinho,solicitando o atendimento aos pleitos dos profissinais para a viabilização de melhorias salariais em reconhecimento ao esforço dos mesmos e para a equiparação com os provimentos de outros estados.
Com a melhoria da classificação de risco os produtores rurais poderão transitar livremente para quase todos estados brasileiros para escocar sua produção e participar de eventos, pois, atualmente, a Paraíba e Rio Grande do Norte estão isolados sem poderem transitar, justamente por que os demais estados nordestinos já foram liberados e estão concluindo a avaliação sorológica de seu rebanho. Vamos torcer e confiar.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Chico César se apresentará em agosto no projeto seis e meia, em Recife - PE.


Magal Melo é ordenado Monsenhor na ICAS - Igreja Católica Apostólica Sertaneja.


CARDEAL JORGE MACEDO – RECIFE-PE

COMUNICADO
IGREJA SERTANEJA – ICAS – RECIFE-PE
PALÁCIO PONTIFÍCIO – GABINETE DO PAPA BERTO I
DECRETOS:
Em obediência a determinação de S.S. PAPA BERTO I, comunico ao Recife e ao Orbe, os DECRETOS a seguir elencados, cujo teor já  se encontra devidamente registrado no Cadastro Geral dos Clérigos, chancelados com o sinete Papal,  e afixados no Salão Nobre da Secretaria Geral do Papado.
NOMEAÇÕES 
Padres:
Antônio Ferreira – Palmas-TO
Paulo Paiva – Recife-PE
PROMOÇÕES
Bispo para Cardeal:   
Cardeal Carlo  Marqui – Rio de Janeiro/RJ
Cardeal Audemaro Araújo – (Cardeal Dema) – Maceió/AL
Monsenhor para Bispo:            

Bispo Antonio Araújo – Belo Horizonte/MG
Bispo Anderson Petrônio – Rio de Janeiro/RJ
Bispo Fred Monteiro – Recife/PE
Bispo Herbert Lucena – Recife/PE
Bispo James Pimenta – Vila Velha/ES
Bispo João Procópio – Ibirité/MG
Bispo Leo Medeiros – Cuiabá/MT
Bispo Walter Freitas – Pesqueira/PE
Padre para Monsenhor:
Monsenhor Zamenhof Sitonio – Maceió/AL
Monsenhor Newton Silva – Fortaleza/CE
Monsenhor Magal Melo – Gurarabira/PB
Monsenhor Gregório Filó – Petrolina/PE
Monsenhor Maurino Júnior – Paulo Afonso/BA.
Determinação cumprida.
Publique-se.
Cardeal Jorge Macedo -Responsável pelo Cadastro Geral dos Clérigos.
R. Grato ao Cardeal Jorge Macedo.
Parabéns pra todos!
Vamos soltar fogos pra comemorar:



Fonte: http://www.luizberto.com/coluna/correspondencia-recebida 

domingo, 22 de julho de 2012

A SEDAP realiza treinamento para emissão de GTA, através do novo sistema online, o SIAPEC.





A Gerência Executiva de Defesa Agropecuária por meio da ULSAV – Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Guarabira, órgãos vinculados à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), realizou em Guarabira, na última quinta feira, dia 19, treinamento sobre a emissão de GTA – Guia de Trânsito Animal, através do novo sistema online, o SIAPEC. O evento, voltado para todos emissores deste importante documento em toda região da ULSAV, que possui doze municípios. Sendo a SEDE em Guarabira, os outros municípios apresentam os EAC’s, Escritório de Atendimento à Comunidade, que em parceria com o município ou a EMATER local, desenvolve várias atividades da Defesa Agropecuária. Esta realização tem a sua devida importância pelo fato da necessidade de uniformidade nas ações por parte destes profissionais.
O objetivo da SEDAP é preparar e adequar toda sua estrutura para receber a auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que está programada para acontecer no final de mês de julho, para em seguida, realizar a sorologia e encaminhar o Estado da Paraíba para a classificação de livre com vacinação.
Durante o encontro, foram repassadas as informações relativas à utilização do sistema para a emissão do documento que é obrigatório para o trânsito animal, para o acesso às feiras e exposições, bem como, matadouros e comercialização por meio do incentivo financeiro de projetos governamentais como o PRONAF. 
A GTA permite ao serviço de defesa agropecuária acompanhar a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que colocam em risco a população ou causam prejuízos aos produtores. Ela é um documento obrigatório para o trânsito intra e interestadual de ovos férteis e embrionados e todos os animais destinados à cria, recria, engorda, reprodução, abate e participação em eventos de concentração.
Para retirar o documento, os proprietários devem procurar os escritórios em seu município estando em dia com as vacinações obrigatórias e demais exigências.
Atenção: Quem for pego transportando ou comercializando animais sem a GTA está sujeito à multa e a ter a carga apreendida ou obrigado a retornar à origem!

.

sábado, 14 de julho de 2012

Sambada da Laia faz aniversário neste Sábado em Camaragibe (PE)

Festa terá um momento no final da tarde a partir das 16hrs e outro a noite a partir das 20hrs
Laboratório Laia
 
Patrícia Araújo
Na antroposofia, nosso corpo Água representa o corpo vital e nosso corpo Ar representa o corpo sensação e alma; Oxum é orixá das águas doces e Oxalá representa o Ar. É com estes elementos que a Sambada da Laia vem saudar o mês de julho com sua celebração de seis anos, integrando as práticas populares por meio de suas linguagens artísticas. No dia 14 de Julho a ação será dividida em dois momentos: primeiro das 16h às 18h, e depois das 20h até o nascer do sol, com a presença dos mestres e grupos que vem fazendo parte da Sambada ao longo de sua história.

Data: 14/07/2012 até 15/07/2012
Horário: 16:00 às 06:00
Local: Espaço da Gruta
Endereço: Rua Carlos Alberto de Menezes
Cidade: Camaragibe


Fonte:  Jornal iTEIA

Aprovada emenda de Manoel Junior que garante expansão da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira



- Aprovada emenda de Manoel Junior que garante expansão da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização da Câmara Federal aprovou a emenda do deputado Manoel Junior (PMDB-PB) à Lei de Diretrizes Orçamentária 2013 que garante a implantação de dois campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para os municípios de Pedras de Fogo e Guarabira, dentro da ação Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Segundo Manoel Junior, a expansão da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira será fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de mais de 50 municípios da Paraíba. “Serão mais de 700 mil pessoas diretamente beneficiadas, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”.
“Estou fazendo o meu papel que é defender os interesses do povo paraibano e da minha terra natal [Pedras de Fogo] e serei incansável até que os dois campi sejam implantados”, declara o peemedebista.

Em conversa com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante na semana passada, o deputado recebeu a garantia da expansão da UFPB para os dois municípios. “São mais de quatro anos, batalhando aqui em Brasília para que a ampliação da UFPB para Pedras de Fogo e Guarabira saia do papel”, declara Manoel Junior. “E agora, além de temos a garantia do ministro Mercadante e da presidenta Dilma, temos a expansão assegurada também na LDO 2013”.
Quando aprovado, o campus do Litoral Sul contará com o Centro de Formação Tecnológica e Social e ofertará cinco cursos de tecnólogos: Tecnologia da Produção Agroindustrial; Tecnologia da Pequena e Média Produção Agropecuária; Tecnologia da Informação e Computação; Tecnologia da Gestão Social e Comunitária, além de Bacharelado em Ciências Contábeis. No Brejo paraibano, o campus da UFPB terá implantado o Centro de Medicina e Saúde Pública com os cursos de Medicina; Enfermagem; Nutrição e Segurança Alimentar; Licenciatura em Química da área de Saúde; Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Radiologia.
“Posso assegurar que a implantação desses novos campi da UFPB será um divisor de águas no nosso Estado e consolidará o Litoral Sul e Brejo Paraibano como polos de desenvolvimento capaz de fomentar a prosperidade duradoura que a Paraíba tanto necessita”, finalizou Manoel Junior.
É a LDO que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Bem como, das empresas públicas e autarquias. Seu objetivo principal é sintonizar a Lei Orçamentária Anual - LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.
Fonte: www.manoeljunior.net

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sonora Brasil apresenta Sotaques do Fole na primeira etapa de 2012

O som do acordeão em suas variantes regionais é o foco do Sonora Brasil em 2012. A primeira etapa na Paraíba acontece neste fim de semana, dias 13, 14 e 15, nas cidades de Guarabira, João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. Iniciando as apresentações no ano, o projeto traz ao estado Dino Rocha e grupo, que mostrarão ao público características da cultura mato-grossense. A ação é gratuita e acontece no Auditório do Sesc em Guarabira, às 15 horas; no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, às 20 horas; e no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, às 17 horas.
A apresentação tem como foco as tradicionais músicas produzidas no centro-oeste do país relacionadas ao acordeão e que tem origem na emigração paraguaia para as cidades fronteiriças e, posteriormente, para o interior centro-sul de Mato Grosso do Sul. Esta migração possibilitou que a cultura e os costumes dos paraguaios fossem assimilados pela população e se tornassem características típicas da região.
Representante da música mato-grossense, Dino Rocha, conhecido como o Rei do Chamamé, teve a sua trajetória artística desenvolvida com base na tradição e preservação musical de sua terra. O músico, que é acordeonista, compositor e cantor, iniciou profissionalmente a sua carreira aos 16 anos com o grupo Los 5 Nativos. Durante todo este período, o artista privilegiou as vertentes populares e a preservação do regionalismo na criação de canções e melodias. Por conta disto, suas produções prezam pelo uso de elementos que não modificam a essência das tradicionais composições da região.
No evento, Dino Rocha levará a cultura do Centro-Oeste brasileiro para a população ao lado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha, músicos de vasta experiência nos gêneros produzidos no local. No circuito do Sonora Brasil, Dino Rocha e grupo apresentam a tradição musical do Mato Grosso do Sul, em um repertório que vai desde a chegada dos paraguaios durante os séculos XIX e XX até a atualidade.
Dino Rocha e grupo se apresentam em Guarabira, João Pessoa e Campina neste fim de semana
As músicas que serão apresentadas variam entre as que fazem parte da tradição oral e costume do povo da região, a composições do próprio artista. El Kangui, Amélia, Cambacuá, Baile das Crianças, Siriema do Mato Grosso, Um Chamamé para Transito Coco Marola, Gaivota Pantaneira, Colorado e Ama kiriri, são algumas das canções que o público paraibano poderá conferir no evento.
O Sonora Brasil é uma ação de nível nacional que se consolida como o maior projeto de circulação musical do País. Neste ano, serão realizados 430 concertos em 117 cidades, possibilitando que milhares de pessoas tenham acesso a produções de qualidade da música brasileira. Além disso, o Sonora Brasil desperta na população um olhar crítico acerca das produções nacionais, assim como a sua forma de distribuição, para que, a partir disto, as pessoas criem novos hábitos de apreciação musical.
Mais informações sobre as apresentações do Sonora Brasil podem ser obtidas no Setor de Cultura das cidades onde o evento será realizado. Em Guarabira, o telefone é o (83) 3271-1601. Na cidade de João Pessoa, o número é o (83) 3208-3158 e em Campina Grande, o contato pode ser através do (83) 3341-3146.

Foto: http://www.sescpb.com.br

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pronatec Copa reabre inscrições com previsão de formação de 240 mil profissionais

As 12 cidades-sede da Copa de 2014, além de municípios do entorno, serão contempladas
Foram reabertas as inscrições para o Pronatec Copa, programa de qualificação do governo federal que tem como meta formar 40 mil profissionais, por semestre, em 32 áreas ligadas ao turismo, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e linguagem de sinais (Libras). O prazo termina no dia 16 de julho.
O Pronatec Copa contempla as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além de municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor.
“Até a Copa, vamos oferecer 240 mil vagas para 30 áreas ligadas ao turismo. São cursos para agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos, além de várias outras profissões que têm relação com essa área”, informou a presidenta da República, Dilma Rousseff. “Vamos abrir, também, 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras, que serão importantíssimos para os trabalhadores do turismo durante os eventos que vão atrair muitos estrangeiros para o Brasil e precisam ser bem recebidos”, completou. Para o curso de Libras, as inscrições estarão abertas a partir do dia 04 de julho.
As inscrições podem ser feitas na página do programa.

Minha Casa Minha vida - Paraíba terá segundo maior investimento do país



O Governo do Estado, por intermédio da Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), assina na próxima sexta-feira (6), convênio com o Banco do Brasil para construção de 1.948 casas populares em  Campina Grande. As moradias são destinadas para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. O projeto é o segundo maior investimento do Programa Minha Casa Minha Vida no Brasil.
A solenidade de assinatura do documento vai ser realizada no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), a partir das 10h. Estão confirmadas as presenças do governador Ricardo Coutinho, do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, do representante nacional do Banco do Brasil, além de diversas autoridades locais.
O novo conjunto habitacional vai ser construído nos bairros Três Irmãs e no das Cidades, nos loteamentos Raimundo Suassuna e Acácio Figueiredo. As unidades terão área de 36,87 m² (casa normal) e 41.02 m² (casas para portadores de necessidades especiais), com sala, cozinha, dois quartos e banheiro adaptado.
As residências terão toda infraestrutura básica, como esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação, eletrificação, adutora, reservatório elevado, duas escolas e dois centros de saúde. A obra está orçada em R$ 93.720.228,00.
Investimento - De acordo com o gerente de Negócios Imobiliários do Banco do Brasil na Paraíba, Jaynilson Custódio Rodrigo, o convênio vai representar o primeiro maior investimento do Nordeste dentro do Programa Minha Casa Minha Vida financiado pelo banco.
“É de grande relevância a parceria com a Cehap, pois teremos a certeza do êxito na condução e conclusão do processo que representa o segundo maior do Brasil e o primeiro do Nordeste em números de unidades habitacionais”, avalia Jaynilson.
Há cerca de dez anos, o município de Campina Grande não recebia um empreendimento habitacional de grande porte. Atualmente, a Cehap está concluindo três empreendimentos de pequenas proporções que estavam em andamento desde 2004.
“Isso demonstra o reconhecimento que o Governo do Estado tem, que a Cehap tem, da importância e da necessidade de Campina Grande ter um investimento grande na construção de moradias para enfrentar o déficit habitacional. Campina é uma cidade que precisa de trabalho e nós estamos respondendo às reivindicações da população campinense”, ressalta a presidente da Cehap, Emília Correia Lima.
 







Pelo menos alguém ainda se espanta. E você?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Verba para construção da Praça dos Esportes e da Cultura de Camaragibe começaram a ser liberadas

          De acordo com o Portal da Transparência, a Prefeitura de Camaragibe já começou a receber os recursos necessários para construção da Praça dos Esportes e da Cultura. Ao todo, já foram liberados R$ 21,950 (vinte e um mil, novecentos e cinquenta reais) de um montante de mais de dois milhões que serão destinados para a obra. 
          O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
          O projeto aprovado para a cidade de Camaragibe será de 3.000 m² na Estrada das Pedreiras no Bairro Vale das Pedreiras, de acordo com o site do programa oficial.  Neste modelo, estão inclusos dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
          Muito importante para a cidade, pois, como sabemos, ela é muito carente de espaços de lazer e cultura. O que encaminha a nossa juventude para as centenas de bares existentes e consequentemente para as drogas. É imprescindível que as lideranças acompanhem a evolução da obra, para que, como muitas na cidade, esta não seja interrompida. A exemplo disto, temos a Maternidade, o Teatro Camará e várias outras. Por falta de cobrança mesmo, já vimos ruas que começaram a ser reformadas, retiraram os paralelepípedos e foram embora sem finalizarem o conserto. Então, vamos cobrar e denunciar se for preciso, Pois, toda população tem o governo que merece. 




 
Magal Melo







Camaragibe conquista uma Praça dos Esportes e da Cultura


         A população de Camaragibe poderá ter mais opções de lazer, pois atualmente não possuímos teatro nem cinema e apenas uma biblioteca para todo município de mais de 160 mil habitantes.
Juntamente com vários municípios com propostas contempladas durante a primeira seleção das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), ação que faz parte do PAC 2. A previsão é de que sejam construídas 800 PECs entre 2011 e 2014. No entanto, até o presente momento, o governo municipal não confirmou e nem divulgou o início da contratação do projeto.
Para a obra completa, serão investidos mais de R$ 2 milhões, sendo que em torno de R$ 60 mil poderá ser a contrapartida do município.
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A Praça do PAC, agora denominada Praça dos Esportes e da Cultura – PEC - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².
Os projetos de arquitetura e engenharia das Praças, aqui disponibilizados, são de referência, podendo ser adotados ou não pelos municípios e Distrito Federal, cujo único compromisso deverá ser manter o programa básico proposto para cada um dos três modelos.
O projeto aprovado para a cidade de Camaragibe será de 3.000 m² na Estrada das Pedreiras no Bairro Vale das Pedreiras, de acordo com o site do programa oficial.  Neste modelo estão inclusos 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Maiores Informações no site: http://pracas.cultura.gov.br/index.html





NOTA DE ESCLARECIMENTO: Concurso Público Nacional Unificado

  O Sistema CFMV/CRMVs vem a público manifestar sua profunda insatisfação com a condução do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), espe...