segunda-feira, 26 de maio de 2025

🐔 Encontro debate prevenção da influenza aviária em São Bento do Una – PE

 



Com foco na sanidade avícola e nas ações preventivas contra a influenza aviária, a cidade de São Bento do Una – PE sediará, no dia 27 de maio de 2025, um importante encontro técnico promovido pela empresa EPE Produtos Agropecuários Ltda., com apoio de diversas instituições do setor.

O evento acontecerá na Câmara dos Vereadores, reunindo especialistas, produtores, profissionais da agropecuária e empresas parceiras, em uma programação voltada para a prevenção, biosseguridade e nutrição de aves.

✅ Programação:

  • 18h00Ações da Adagro para prevenção da influenza aviária em Pernambuco e plano de contingência, com Wanessa Noadya

  • 18h40A importância da nutrição na imunidade das aves, com Waleska Rocha

  • 19h20A importância da biosseguridade no controle da influenza aviária, com Sabrina Monteiro

  • 20h00Mesa redonda, mediada por Edival Veras

  • 20h30 – Sorteio e coquetel

O encontro reforça o compromisso do setor avícola com o controle sanitário, a capacitação técnica e o fortalecimento da produção responsável, especialmente em um momento de alerta sanitário diante de focos recentes de influenza aviária em granjas comerciais no Brasil.

O evento conta com o apoio das empresas Campo Seguro, MSD Saúde Animal, Elanco, Kemin, Trouw Nutrition, Alivira, Tanac, Polysell e De Sangosse.

Prazo para Atualização Cadastral de Rebanhos em Pernambuco é Prorrogado até 30 de Junho



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) prorrogou, por meio da Resolução Nº 015/2025, o prazo para a realização da Campanha de Atualização Cadastral no estado. Agora, os produtores rurais têm até o dia 30 de junho de 2025 para atualizar as informações de seus rebanhos junto ao órgão.

A campanha abrange todas as espécies de interesse para a Defesa Sanitária Animal, incluindo bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas, entre outros.

De acordo com a diretoria colegiada da Adagro, a prorrogação considera a importância do cadastro para o planejamento e a execução das ações de vigilância, prevenção e controle de enfermidades, especialmente diante da recente confirmação de focos de influenza aviária em granjas comerciais no Brasil.

Os produtores devem informar os quantitativos dos animais sob sua guarda e fornecer a geolocalização precisa da propriedade rural. As informações atualizadas são essenciais não apenas para garantir a sanidade dos rebanhos, mas também para assegurar ao produtor a emissão de comprovante de atualização cadastral, sem custos adicionais.

A Adagro reforça que manter os cadastros atualizados é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e os criadores, e representa uma ferramenta estratégica na defesa da agropecuária pernambucana.

DVEAR Realiza Curso de QGIS com Enfoque em Mapas Epidemiológicos e Análise de Risco

A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Análise de Risco (DVEAR) da ADAGRO promoveu, nesta semana, um curso intensivo de introdução ao us...