segunda-feira, 2 de abril de 2018

Poeta guarabirense Ismael Freire da Silva é indicado pela AACG e deverá receber o Registro de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba do Governo do Estado.



      


Por meio de uma propositura apresentada pela AACG – Associação de Arte e Cultura de Guarabira, o poeta guarabirense Ismael Freire da Silva, nascido em Bananeiras-PB em 1924, porém, residente em Guarabira desde 1940, foi indicado para receber o Registro de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba de acordo com o Edital e Aviso de 28 de março de 2018, em anexo, este receberá mensalmente dois salários mínimos mensalmente. Além deste, mais cinco paraibanos foram premiados.
De acordo com a Lei 7.694 de dezembro de 2004, o Edital REMA – Registro de Mestre das Artes ou título “Mestre das Artes – Canhoto da Paraíba é organizado e supervisionado pelo Conselho Estadual de Cultura – CONSECULT/PB e Governo do Estado da Paraíba regidos por Lei e por deliberações do Consecult-PB e tem por objetivo, reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais da Paraíba.
As pessoas que recebem tal título são pessoas que fazem a cultura popular da Paraíba tais como dança, brincadeiras, música, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral receberam e repassam para as novas gerações. Há muitos mestras e mestres que nem se auto reconhecem responsáveis por um conhecimento e por isso precisam ser protegidos e favorecidos.
A pessoa receberá o reconhecimento de sua arte através apreciação da sua vida e relação com a cultura paraibana. Diante desse reconhecimento, se concede um valor correspondente a (02) dois salários mínimos mensais como forma de amparar esses mestres e mestras nas suas atividades e nas suas vidas. O Governo do Estado da Paraíba passa após essa titulação a acompanhar esses mestres e podendo incluí-los em projetos e programações culturais por convite.
Os recursos são de usufruto dos mestres e das mestras, alguns preferindo utilizar para comprar roupas, instrumentos, materiais de suas artes e para o conforto, mobilidade e outras ações que promovam bem estar pessoal, cultural e para a saúde. As contrapartidas são a de transferir seus conhecimentos e técnicas aos alunos e aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem organizados pela Secretaria da Educação e Cultura, cujas despesas serão custeadas pelo Estado, isso, quando a saúde e mobilidade permitirem. Em caso de falecimento os pagamentos não são repassados para parentes e responsáveis.
Podem indicar para tal prêmio, a Assembleia Legislativa-PB; Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais – CONPEC e; entidades sem fins lucrativos, sediadas no Estado da Paraíba. Em alguns casos a SECULT pode encaminhar a documentação à Comissão de seleção ao título, já que nem sempre há uma entidade no município ou ciente para encaminhar candidaturas.
Em Guarabira o mesmo foi indicado pela AACG que já lhe prestou outras homenagens anteriormente. Este prêmio deve vir em boa hora. Visto que o mesmo, com mais de noventa anos, ainda caminha pela feira distribuindo seus versos digitados em uma folha de papel, em cordel ou em livro recentemente publicado. Além de recitá-los com sua voz baixa e suave e uma memória incrível.
Tal poeta conta, que em sua rica trajetória já trabalhou com outros poetas como Chico Pedrosa, além de ter observado, ao vivo, o lendário poeta e cantador Zé Limeira.  Seu primeiro folheto escrito foi em 1952 com o título ‘A Profecia do Velho Mensageiro’. Em 2016, o poeta teve seu livro ‘Versos Diversos: Sonetos e Poemas’ publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de Guarabira.
Para ser merecedor deste título o cidadão deve ser paraibano(a) ou brasileiro(a) residente no Estado da Paraíba há mais de 20 (vinte) anos; Ter 20 anos de participação em atividades culturais e; estar capacitado(a) a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas a alunos ou a aprendizes. Neste último caso, se as condições de saúde não permitirem a transmissão será reconhecida pela história desses mestres na seleção, segundo previsto em Lei.
O povo de Guarabira está em festa e orgulhosa, e, agradece desde já ao Governo do Estado por tal iniciativa que precisa ser copiada pelas demais instituições que trabalham com o segmento.








Fonte. Da redação, adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...