sábado, 26 de setembro de 2015

SINDEFESA faz protesto pacífico em João Pessoa

Integrantes e filiados do SINDEFESA, Sindicato dos Fiscais e Técnicos Agropecuários da Paraíba, estiveram hoje, dia 26/09 em João Pessoa, No Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, onde acontece o evento Paraíba Agronegócios 2015, a Exposições de Animais, onde ocorria o Leilão de Animais da EMEPA e fazendo protesto pacífico para apresentar sua pauta de reivindicações ao Governador Ricardo Coutinho, dentre os itens estão a melhoria salarial dos funcionários que está há muito defasado, injusto e que já levou vários técnicos e profissionais de curso superior a irem trabalhar em outros órgãos que ofereciam melhores condições de trabalho, fazendo o Estado perder quadros importantes e de alto valor. Outra pauta é a Criação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba, que já havia minuta preparada pelos profissionais da área e bastante debatida entre os setores interessados e visa garantir maior agilidade, eficiência e autonomia nos serviços prestados de controle sanitário dos animais e vegetais e seus produtos e insumos, garantido produtos saudáveis e valorizando a nossa agropecuária.

O governador recebeu a Presidente Girlene e demonstrou simpático a manifestação e a causa, compreendendo como justa a luta destes profissionais, e que inclusive já se encontrava aprovado no Orçamento de 2015 aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado.

Fotos: Lúcio Rodrigues





sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Aprovado projeto que cria Farmácia Veterinária Popular


O deputado federal Assis do Couto, relator do Projeto de Lei 4.148/2012, de autoria dos deputados César Halum e Junji Abe, apresentou seu parecer favorável à matéria, durante reunião deliberativa da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados. O projeto dispõe sobre a criação de farmácias veterinárias populares. A reunião da Comissão de Agricultura da Câmara aconteceu nesta quarta-feira (23).
De acordo com o relatório do deputado Assis, a iniciativa é parecida ao programa Farmácia Popular do Brasil, que viabilizou o atendimento de centenas de famílias com a distribuição gratuita de alguns remédios e diminuição do custo de outros em até 90%.
“Para que a saúde dos animais seja assegurada, faz-se necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados. O que envolve médicos veterinários capacitados e acesso às substâncias por eles receitadas”, afirmou o deputado durante a leitura do parecer.
Ainda para o relator do projeto, a proposição busca baratear o custo dos medicamentos e isso resulta em fármacos mais acessíveis. Não só aqueles destinados ao tratamento, mas também os referentes à prevenção de doenças e manutenção da higiene.
“No que diz respeito à pertinência da temática na Comissão de Agricultura, é extremamente favorável a aprovação da presente matéria. Em especial porque pode favorecer o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, através da ampliação do acesso a medicamentos veterinários”, concluiu o parlamentar.
Fonte Flavidas

domingo, 20 de setembro de 2015

Denúncia de trabalho infantil no lixão de Guarabira - PB.


A Igreja Batista em Guarabira realiza importante ação filantrópica no Lixão local na doação de alimentos para pessoas carentes, porém ao realizar o registro fotográfico desta bela e humanística ação, ela denuncia a existência inquestionável do trabalho infantil que é indubitavelmente proibido por lei.
Sendo o Lixão de responsabilidade da Prefeitura Municipal, acreditamos que caberia a esta impedir ou tentar coibir o fluxo de menores no local e encaminhá-los à atividades educativas e de proteção. Pois, lugar de criança é na escola estudando, brincando, capacitando-se para o futuro, pois, caso contrário, este será incerto e tenebroso. Impossibilitando a esta mudar de vida e conquistar dias melhores para si próprio e sua família
     Ao constatar que não se está cumprindo o que diz a legislação. O art. 403 da Consolidação das Leis do trabalho que em consonância com a Constituição Federal de 1988 e a Emenda Constitucional 20/1998, prevê que é “proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos”. Trabalhar em lixão não é ser aprendiz. É ter o futuro roubado.
Verifica-se que no Brasil é vedado o trabalho a menores de 16 anos, a não ser que se dê mediante contrato especial, de aprendizagem, a partir de 14 anos. Ainda assim, os adolescentes na faixa etária entre 16 e 18 anos, são também destinatários de especial proteção, não podendo, por exemplo, realizar trabalho noturno, insalubre ou perigoso. Diante disso, são empregadas as expressões “criança e adolescente” e “menor” ao longo desse trabalho para designar os indivíduos que têm menos de 18 anos.
A sociedade indignada questiona e espera respostas dos poderes públicos constituídos para o cumprimento imediato das políticas públicas de fortalecimento das crianças e adolescentes.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sons e Sabores já tem calendário

Festival gastronômico “Sons e Sabores do Brejo” já tem calendário definido

07/09/2015
Festival gastronômico “Sons e Sabores do Brejo” já tem calendário definido
BREJO
0
Os turistas irão conhecer a gastronomia e a cultura das cidades paraibanas de Areia, Pilões, Alagoa Grande, Bananeiras, Solânea e Remígio no período de 23 de outubro a 28 de novembro de 2015.
Restaurantes, bares, docerias e lanchonetes participam das atividades que serão realizadas sempre aos finais de semana (sextas-feiras  e sábados) em cada município.
O Festival Sons e Sabores do Brejo é uma realização do Fórum do Turismo do Brejo Paraibano e conta com o apoio do Sebrae Paraíba.
Confiram o Calendário:
- Areia: 23 e 24 de outubro
- Pilões: 30 e 31 de outubro
- Alagoa Grande: 06 e 07 de novembro
- Bananeiras: 13 e 14 de novembro
- Solânea: 20 e 21 de novembro
- Remígio: 27 e 28 de novembro.
peteca_sobremesa_inventada_em_bananeiras_-_arquivo_sebrae_pb
                         Imagem: Peteca, famosa sobremesa criada em Bananeiras / Foto: Divulgação
 
Por Regina Amorim / Gestora de Turismo – SEBRAE PB / O Concierge

Poeta Paulo Gracino de Guarabira lança 3 folhetos de Cordel Durante a I Semana de História do Campus III da UEPB

Lançamento de 10 títulos em 3 folhetos: "Fazendo História em Cordel". Todos produzidos durante a minha graduação em História, entre 2010 e 2013 na UEPB - Campus III - Guarabira.
E mais, o cordel, "A Volta de Marisa Tayra ao Céu", homenageando aquela que foi a minha orientadora do Estágio, do TCC e da vida.



Fonte: Facebook do Autor.

Fim da Gratificação do SUS em Camaragibe?



Recebemos uma triste noticia hoje, após anos e anos recebendo gratificação SUS os servidores que trabalham na saúde de Camaragibe são pegos de surpresa com a retirada dessa gratificação que representa pra todos uma grande perda financeira, isso NÃO é valorização profissional ! Alguém da gestão confirma?

Diocese de Guarabira realiza o Grito dos Excluídos no próximo sábado dia 12/09

Com o lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” e o tema “A vida em primeiro lugar”, o Grito dos Excluídos chega a sua vigésima primeira edição e será vivenciado na Diocese de Guarabira/PB, precisamente na cidade de Pilõezinhos com uma programação que reunirá caravanas de diversas paróquias da região.
Para falar sobre as motivações do Grito dos Excluídos 2015, o Bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, recebeu na manhã desta quarta-feira (9), no Seminário São José, os veículos de comunicação e seus respectivos profissionais para uma entrevista coletiva.
Ouça a entrevista na íntegra:
Há 21 anos, o Grito dos Excluídos acontece todo dia 7 de setembro, data oficial em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, sendo que, na Diocese de Guarabira o evento ocorre no sábado posterior ao feriado, este ano, portanto, dia 12. A atividade que ganhou dimensões nacionais, ocorre em todas as regiões brasileiras, entre as  populações ribeirinhas, povos do sertão, população urbana e rural, povos indígenas, setores dos movimentos e pastorais sociais. Propõe uma reflexão sobre qual é a independência que temos hoje, diante de tanta corrupção, pobreza, desemprego e exclusão social. Que independência estamos comemorando? Há o que se comemorar?

Sobre o lema

O lema deste 21º Grito dos Excluídos traz seis eixos principais: “Unir os generosos e generosas”, “Direitos Básicos”, “Desmentir a Mídia”; “As diferentes formas de violência”; “Função do Estado”; “Participação Política e “A  rua é o lugar”. Os textos estão circulando em vários veículos de comunicação e entre as coordenações locais.
Rafael San

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...