segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Defesa Agropecuária da Paraíba realiza curso em doenças dos equídeos e atendimento à notificação



Foto: ADAGRI
A Gerência Executiva de Defesa Agropecuária, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, realiza entre os dias 22 a 27 de setembro no Santuário de Santa Fé, em Solânea, próximo a Arara, o curso de aperfeiçoamento sobre a saúde dos equídeos, que são os equinos (cavalos), e demais animais semelhantes, tais como os asininos (jumentos), e muares ( híbridos de cavalo e jumento).
Tal atividade tem o objetivo de realizar um estudo e reflexão sobe a legislação vigente principalmente sobre as seguintes doenças destes animais tais como Anemia Infeciosa, Mormo e a Influenza inclusas no PNSE- Programa Nacional de Sanidade Equídea. Enfermidades estas que este órgão tem o papel social de realizar atividades de prevenção e o controle.
O público participante será os servidores da instituição, entre Médicos Veterinários e Técnicos em Agropecuária que são lotados de forma distribuída por todo estado e neste treinamento terão a oportunidade de se aperfeiçoarem quanto ao preenchimento dos formulários de notificação e atendimento, bem como quanto às atividades práticas de resposta diante um eventual caso das doenças mencionadas. Estes terão ainda a possibilidade de conhecerem ainda mais sobre a identificação dos animais quanto às características de pelagem importantíssimas na elaboração do resenho de documentos sanitários.

Frente a uma missão importante destes profissionais os mesmos vislumbram a possibilidade da criação de uma Agência de Defesa Agropecuária para melhorar a autonomia das atividades e reconhecimento merecido por parte da sociedade paraibana.

Da redação.

sábado, 13 de setembro de 2014

Obituário. Morre a militante Edja Lima.

Morreu hoje, após ser vítima de um atropelamento por moto na última quarta-feira, deixando-a internada em leito hospitalar, a Agente Comunitária de Saúde, liderança feminista e comunitária, formada em Gastronomia pela Faculdade Maurício de Nassau, militante do Partido dos Trabalhadores, brincante, poeta e cantora nas horas vagas, a companheira Edja Lima de Camaragibe - PE.
É. A vida é muito breve e temos que fazê-la possível e merecida. Edja, vivia intensamente. E gora vive na indelével lembrança dos amigos e parentes. Uma das imagens que recordo foi ela empunhando o microfone e cantando na Sambada da Laia no Grutas Bar, uma música de Gonzaguinha. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz”.  Ela cantava e não tinha vergonha de ser feliz. Aquela canção me fez pensar se ainda existia a utopia.  Parece que sim.
Que Deus a tenha em um bom lugar.





Conforto a toda família e amig@s.

Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...