quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Obituário: Morre um grande cantor, Paulinho do Afro Camarás.



          Morre o grande artista, Paulinho do Afro Camarás, como era conhecido. Grande intérprete de canções libertárias, conscientizadoras e de resistência negra e popular que animava os bairros camaragibenses, em escolas, clubes, associações ou rua. Quase sempre atraia grande público que se divertia ao ritmo afro ou samba reggae, como se dizia, tendo o seu auge no início da década de noventa. Liderando batuqueiros, dançarinos e backing vocals, com uma voz afinada, macia e suave, um grande carisma e uma enorme habilidade gestual e de interação com o seu público, Paulinho deixará saudades e maravilhosas lembranças. E em nossa memória ebriamente adoçada de axé de fala, como lá no céu, ele entoa:
            " Pretos e Brancos, num só pensamento, Camaragibe tem, a tribo da paz. Afro, afro, afro Camarás".  

                Vá com Deus e todos os Orixás, amigo. Axé.


Da redação.

domingo, 24 de agosto de 2014

Curtíssima Crônica

De um conhecido açougueiro guarabirense. Quem em função do seu ofício já sofrera vários acidentes com a serra de cortar carnes e ossos, levando-lhe vários dedos das mãos: "Vão se os dedos e ficam-se os anéis".

Por onde anda?




Esta era a capa de uma fita K-7  do artista camaragibense Jameson Monteiro. Ele era uma figura. Muito posudo, ele só andava de branco e cantava músicas de forró, espelhando-se no seu ídolo, Alcimar Monteiro. Neste, apresentou um repertório gospel, com composições de Marco Antônio, o Negão Abençoado?.  O tempo vai levando a gente por aí. Quem lembra dele? Quem sabe o que ele está fazendo?

CD Batido no Chão, de Artur Silva, 2008.


Na última sexta, feira dia 22.08.2014, fui presenteado com o CD Batido no Chão de 2008 de Artur Silva, funcionário público, artista e agitador cultural pessoense, radicado em Guarabira. São ao todo dez faixas de pura criatividade e diversidade cultural. Indo da poesia recitada, passando pela cantoria, coco de embolada, músicas românticas, performáticas e o tradicional forró. Há a participação de vários outros artistas, como Antônio Costa, Dante Alighieri, Emanuel Leal, Vera Granjeiro, Novinho, Salvador Alcântara, Sandro Alves e Mestre Deda (in memoriam), com a imagem da escultura da carranca que ilustra o encarte.
É puro deleite aos ouvidos, vísceras e entusiasmo. Viva a arte. Obrigado Artur.


Destaco aqui, cinco faixas para deixar um gosto de quero mais:

Budelaire
Batido no Chão
Na latada
Solidariedade
A peleja de um caboclo


Concurso de Desenho no Sarau Café com Poeira



Na última sexta-feira, dia 22, no Sarau Multicultural Café com Poeira, em Guarabira - PB, realizamos um concurso de desenho com pape ofício A4 e caneta esferográfica. Eis os três desenhos participantes. Sendo o ganhador o primeiro, que desenhou um rosto de um rapaz no estilo Mangá, embora que todos os trabalhos tenham a sua beleza específica e de acordo com a técnica desenvolvida pelo artista. O vencedor foi o mais votado pelo público presente e recebeu um livro-apostila de desenho e animação de Sílvio Toledo, que recentemente ao lançar seu filme, O Resgate do Pavão Misterioso, em Guarabira, me presenteou. Creio que este chegou em boas mãos. Gostei.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Camaragibe teve uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU desabilitada pelo Ministério da Saúde


De acordo com a Portaria 1714 publicada no Diário Oficial da União na data de 18 de agosto de 2014, o município de Camaragibe em Pernambuco, teve uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU desabilitada por esta não estar em funcionamento, o que foi constatado pelo parecer técnico de número 173 de 2004 emitido pelos auditores competentes.
Conforme o documento ainda, o Fundo Nacional de Saúde solicitará a devolução total da verba retroativa que foi liberada para esta finalidade desde 2007 até a data de publicação desta Portaria.

Os gestores municipais devem esclarecimento à população, pois devolução de receita é atestado de incompetência. 
PORTARIA Nº 1.714, DE 15 DE AGOSTO DE 2014
Desabilita 1 (uma) Unidade de Suporte Avançado do Município de Camaragibe (PE), pertencente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Central de Regulação das Urgências de Recife (PE).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e IIdo parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 808/GM/MS, de 17 de abril de 2007, que habilita o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Município de Camaragibe (PE);
Considerando a Portaria nº 1.010/GM/MS, de 21 de maio de 2012, que redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências;
Considerando o Ofício nº 141/2013 e Ofício nº 022/2014-GS do SAMU Metropolitano do Recife (PE), sinalizando ao Ministério da Saúde o não funcionamento da Unidade de Suporte Avançado (USA) da Base descentralizada do Município de Camaragibe (PE); e
Considerando o Parecer Técnico nº 173 de 2014 constante do Processo nº 25000.057534/2014-42, resolve:
Art. 1º Fica desabilitada 1 (uma) Unidade de Suporte Avançado do Município de Camaragibe (PE), pertencente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Central de Regulação das Urgências de Recife (PE).
Art. 2º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a devolução do repasse de custeio retroativo ao período de habilitação a partir da competência janeiro de 2007 até a publicação da portaria de debilitação.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ARTHUR CHIORO



Da redação.

domingo, 17 de agosto de 2014

O livro que estou lendo e três poemas nele contido



Enxuto
Gosto dos substantivos
Os adjetivos são provisórios.


Acerto de contas
Por que todo mundo tem cara de mau na fila do Banco?

Minha Pátria

Uma morena me perguntou o que é minha pátria. Ainda não sei.
A minha pátria é desejo de entrar em outros mundos. Vontade de acalentar todos os mundos, com seus amores e ardores de guerra. Minha pequena pátria é o erro do português;
É a nova gramática nunca aprendida totalmente. É uma pinga exagerada nos cerimoniais das nações.
Uma morena me pergunta o que é minha pátria e eu desmancho calado no seio azul do seu mar. A entrega do corpo é a minha pátria. A entrega da pizza é a minha pátria. O castelo escondido no meio da mata, o último escândalo da República
 o seu riso
o seu sofrimento
a sua alegria de domingo frente a televisão
William Bonner e Fátima Bernardes
Tudo isso é minha pátria
Como é minha pátria essa solidariedade de enchente
E a vida no meio do mangue
A minha pátria ... ainda não sei o que é, mas a escuto sempre aqui
Nesse coração machucado de amor.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Altomir Nascimento – O gogó do Brega, lança álbum em homenagem ao rei Reginaldo Rossi.


Conhecido como Gogó, o cantor guarabirense, Altomir Nascimento lança seu mais novo CD intitulado Tributo a Reginaldo Rossi. Sendo este o seu quinto trabalho, mostra maturidade e bom gosto. Dentre as músicas estão Meu Fracasso, Quatro Estações, Garçom, dentre tantas outras do grande astro recifense recentemente falecido.
Altomir relata que já teve uma experiência engraçada e marcante com o Rei, quando este veio cantar na região. Conta ele que quando ainda bebia, pediu pra cantar uma música no palco, ele o permitiu, só que momento de cantar, juntando a emoção com a cachaça brejeira, a letra lhe fugiu, deu um branco. Altomir não conseguiu cantar. Daí, Reginaldo perguntou: _ Quer que eu faça um cantor em você, bicho? (A plateia gargalhou abundantemente) Por estas e outras que Altomir não toca mais em álcool e agora presta uma homenagem ao showman que era muito querido em todo país e deixou uma legião de fãs.

Quem quiser adquiri-lo é só ligar para o número (83) 8800-4102 ou com o próprio artista que todas as segundas se apresenta no Novo Bar, na subida do Frei Damião em Guarabira – PB a partir do meio dia.



Da redação.

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...