quinta-feira, 27 de março de 2014

O QTT expande sua área de atuação





                O Projeto Quinta Tem Talento da Prefeitura Municipal de Guarabira –PB, expande sua área de atuação a partir desta quinta feira. Ao invés de acontecer apenas no centro, a partir de hoje ele aconteceu na Praça do Juá, iniciando às 20 horas.  Com duas atrações, uma delas o jovem talentosíssimo Henrick Bless que tocou e cantou com maestria vários sucessos da MPB e o reggae que é o seu ritmo predileto. Com um público interessante, o projeto vai se afirmando como instrumento de divulgação dos artistas locais e convidados de outras plagas. Porém, ainda resta incluir alguns outros artistas de diversos estilos existentes em Guarabira e região. Ou, ainda, também seria importante integrar outros segmentos artísticos como: dança, artesanato, teatro e outros, ou que acontecesse em outros projetos similares de circulação, para que o público guarabirense tenha cada vez mais acesso aos produtos e bens culturais. Uma das críticas existentes também é a necessidade da importante valorização à música autoral que traria frutos mais sólidos na construção de uma cidade verdadeiramente cultural. Parabéns à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Cultura pela realização do evento.

.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Galeria de Artes Antônio Sobreira em Guarabira-PB realiza abertura da Exposição “ Rastros e Vivências” com o Artista Plástico Wilson Figueiredo






            “Rastros e Vivências” é o nome da nova exposição do artista plástico Wilson Figueiredo, que será aberta para o público nesta sexta-feira (14) na Galeria de Artes Antônio Sobreira que terá sua vernissage a partir das 19:30H. O Atelier fica na rua Antônio Guedes no Centro de Guarabira – PB, com entrada gratuita.
Natural da cidade de Patos-PB e residente na capital desde 1973. Ele é desenhista da área de edificações aposentado, ele iniciou sua carreira artística em 1998, quando fez um curso de pintura no Centro de Artes Visuais, coordenado pela artista plástica Marlene Almeida. Em 2006 realizou a primeira exposição individual em João Pessoa, com sucesso de crítica. O artista utiliza em sua obra, técnica mista de desenho em arame sobre acrílica em eucatex. Esculturas e telas se correlacionam, formando o cenário comum entre a pintura e os objetos moldados a partir do arame. A arte de Wilson Figueiredo é fruto das suas experiências de infância no alto sertão paraibano: o trem a vapor, mulheres com latas d’água na cabeça, um burro puxando uma carroça ou histórias do folclore local são algumas das variadas fontes que traduzem o seu universo criativo.
O nome da exposição, segundo Wilson Figueiredo, consiste no resgate de suas andanças e vivências pelo Sertão paraibano.
Exposições - Wilson Figueiredo começou sua vida artística em 2006 com a exposição individual “Vivificante” no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa. Em sua trajetória, possui 14 exposições individuais, 53 coletivas em João Pessoa e outras cidades da Paraíba, e também em Brasília (DF), na Câmara dos Deputados, e no Rio de Janeiro, no Centro Cultural dos Correios.
Nos últimos anos vem realizando novas experiências com esculturas em chapas de ferro e parafusos, com algumas obras instaladas em prédios e logradouros da cidade. Participou do I Festival Municipal de Escultura Pública homenageando o escultor paraibano Jackson Ribeiro no ano 2010, sendo classificado e premiado com a obra “Cavaleiro Alado”, medindo 4 metros de altura, instalada na rotatória em frente ao Centro de Tecnologia na UFPB.
São de sua autoria as esculturas públicas: “O Bem do Mar”, em frente a sede da PBTUR; “Flor de Cactos”, na orla de Cabo Branco; “O Legionário”, na Praça Alcides Carneiro, Manaíra. Sua obra mais recente, “A Criança no Trânsito”, também em chapas de ferro e parafusos, com 2 metros e 20 de altura, está instalada no pátio frontal do Detran. A obra foi inspirada no Projeto Educação no Trânsito. Ele tem hoje quatro de suas esculturas públicas catalogadas no MuBe Virtual – Museu Brasileiro de Esculturas.

Serviço
Exposição: Rastros e Vivências de Wilson Figueiredo
Abertura: Sexta-feira (14)

Local: Galeria de Arte Antônio Sobreira – Praça Antônio Guedes – Centro – Guarabira – PB. Ao lado do Teatro Geraldo Alverga.


sábado, 1 de março de 2014

Girassol

Foto: Magal Melo
Mar e Sol
Gira, gira, gira
Gira, gira, gira, gira, girassol
Um girassol nos teus cabelos
Batom vermelho, girassol
Morena flor do desejo
Ah, teu cheiro em meu lençol!!!
Desço pra rua, sinto saudade
Gata selvagem, sou caçador
Morena flor do desejo
Ah, teu cheiro matador!!!
Mar e Sol
Gira, gira, gira
Gira, gira, gira, gira, girassol
Mar e Sol
Gira, gira, gira
Gira, gira, gira, gira, girassol





Ixora



Ixora L. é um género botânico pertencente à família Rubiaceae. É um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. A floração ocorre na primavera e verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai polinizadores.

Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.

Dados Técnicos:
Nome Científico: Ixora coccinea
Sinonímia: Ixora coccinea var intermedia
Nome Popular: Ixora, Ixora-coral
Família: Rubiaceae (mesma família do café..)
Divisão: Angiospermae
Origem: Índias Orientais e Malásia
Ciclo de Vida: Perene


Foto:  Magal Melo

Fonte: Wikipedia, Sonho Verde Planta


Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...