quarta-feira, 22 de maio de 2013

ULSAV de Guarabira realiza palestra no SEBRAE de Guarabira








            A ULSAV de Guarabira, por meio do Médico Veterinário Magadyel Melo, realizou no último dia 17 do corrente mês, no SEBRAE de Guarabira, uma palestra sobre a Febre Aftosa. Esta importante atividade vem contemplar o cumprimento de metas relacionadas a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa que teve início no começo de maio. Na ocasião foram explicados tópicos relacionados a esta terrível doença que há treze anos não tem nenhuma ocorrência na Paraíba, mas ainda desencadeia uma série de preocupações, restrições e constantes ações de controle. Explicou-se que tal doença não é coisa do passado e que atualmente ela ocorre em  outros países, como por exemplo alguns dos continentes africano e asiático. Por isso os produtores paraibanos devem seguir vacinando seu gado bovino e bubalino de todos os sexos e idade até o final do mês e declarar na unidade mais próxima. É importante lembrar que de acordo com a lei, a vacinação é obrigatória e é de responsabilidade do produtor. Algumas prefeituras demonstram interesse em ceder algumas doses e vacinar os animais de pequenos produtores. No entanto, quando há a mudança de prefeito, e estes não continuarem com o trabalho, os criadores deverão vacinar por conta própria. Os que não cumprirem com a sua responsabilidade poderão pagar multas e ficarem excluídos de programas governamentais de incentivo e apoio.
            É importante frisar ainda que, com o trabalho da Defesa Agropecuária do Estado, a Paraíba tem avançado na seu status de classificação. Onde anteriormente éramos tidos como de Risco Desconhecido, passamos para Risco Médio e com o reconhecido esforço dos servidores, colaboradores, produtores participativos e dos gestores responsáveis, estaremos,  ainda em 2013, mudando para Zona Livre com Vacinação. O que será um avanço histórico para nosso estado,  pois abriremos as porteiras de nossos animais e produtos derivados para a exportação para demais estados que antes não era possível. Portanto, é preciso continuar vacinando todo o nosso rebanho.


Da redação.


Augusto dos Anjos completa 140 anos de nascimento. Três poemas dele para você recitar agora

  Filho de Alexandre Rodrigues dos Anjos e de Córdula de Carvalho Rodrigues dos Anjos, Augusto dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no a...