quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BNB inaugura cinco agências no Estado, uma delas em Camaragibe - PE


BNB inaugura cinco agências no Estado


A partir de amanhã, as cidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes passarão a contar com novas agências do Banco do Nordeste (BNB). A instituição também irá inaugurar mais outras três unidades de atendimento nos municípios de Carpina, Palmares e Camaragibe - nos dias 20, 27 e 28, respectivamente. As cinco novas agências fazem parte da estratégia de expansão do BNB em todo o Nordeste, iniciada neste semestre com a inauguração de uma unidade em Cascavel, no Ceará. Até 2013, ao todo, serão 108 novos postos de atendimento, sendo 23 somente em Pernambuco. Com o acréscimo, o Estado somará 42 agências do BNB.

A expectativa é que o crescimento fortaleça também o fornecimento de crédito. Em 2013, o BNB prevê a contratação de R$ 11,5 bilhões com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e outros R$ 2,6 bilhões para as micro e pequenas empresas. “Além disso, também atendemos as grandes empresas e com o microcrédito. Atualmente, somos o maior repassador de microcrédito urbano do Brasil, através do Crediamigo”, explicou o superintendente do BNB em Pernambuco, Francisco Carlos Cavalcanti.

A construção das agências foi realizada a partir de investimentos da iniciativa privada e os espaços serão cedidos ao BNB mediante contrato de locação. No entanto, os valores não foram informados. Segundo Cavalcanti, a demanda de empregos será suprida pela convocação dos aprovados no último concurso da instituição, realizado em 2010. “Somente este ano, já chamamos 300 pessoas. Com as inaugurações de 2013, possivelmente convocaremos mais aprovados”, completou. O certame, que tem validade até 2014, foi realizado para formação de cadastro de reserva nos cargos de Analista Bancário 1, Analista Técnico 1 e Especialista Técnico.

"O importante que os empreendedores do setor rural e demais atividades terão oportunidades de realizarem atividades que geram emprego e renda. Bem como, surge uma grande possibilidade de parcerias culturais para os realizadores de cultura do município"


Fonte: Folha de Pernambuco.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sesc Paraíba lança edital para exposições artísticas de 2013

Sesc Paraíba lança edital para exposições artísticas de 2013

Sesc Paraíba lança edital para exposições artísticas de 2013
  O Serviço Social do Comércio da Paraíba lançou o Edital de Convocação para Processo de Seleção de Propostas para Exposição Artística do Sesc. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Os interessados em participar têm do dia 7 a 11 de janeiro para efetuar o cadastro.


O edital, que está disponível no site www.sescpb.com.br, tem como finalidade preencher o quadro de exposições do projeto ExpoSesc para o ano de 2013. Os trabalhos serão expostos nas unidades do Sesc Centro João Pessoa, Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco (CTL), Sesc Centro Campina Grande, além do Sesc em Guarabira e em Sousa. A ação visa incentivar, divulgar e valorizar a produção dos artistas locais. A iniciativa também tem como intuito oferecer ações educativas, bem como contribuir para a aproximação da sociedade aos elementos culturais do estado.


Os artistas podem inscrever obras bidimensionais, como desenhos, pinturas, gravuras e fotografias, e tridimensionais, como esculturas, objetos e instalação, além de mídias contemporâneas. No caso de grupos de artistas, os cadastros devem ser realizados por um representante. Os artesãos que possuírem de 16 a 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis mediante procuração pública.



Os interessados devem ser artistas paraibanos ou que residam no estado. Além disso, cada artesão precisa se inscrever para a seleção da sua cidade. Ao se cadastrarem na seletiva, os artistas só poderão submeter uma proposta de material para exposição. As pessoas que utilizaram o espaço como mostra individual deverão esperar pelo menos um ano para se inscrever no projeto. Os participantes ainda precisam apresentar o currículo artístico atualizado. Textos críticos, bem como materiais de divulgação como catálogos, matérias publicadas e convites de exposições anteriores poderão ser anexados ao cadastro.



As inscrições devem ser feitas nas unidades do Sesc Centro João Pessoa, Sesc Centro Campina Grande ou no Sesc em Guarabira. O resultado da seleção será divulgado no mês de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas através do número (83) 3208-3158 ou no setor de cultura, que está localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no Centro de João Pessoa.



Ascom

Carga de frango apreendida será doada a instituições carentes de Eunápolis


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, vai doar 5.760 galinhas de descarte para o Rotary Clube de Eunápolis. Resultado de uma apreensão ocorrida no início de novembro no Posto de Fiscalização de Itagimirim, os animais foram encaminhados ao abate inspecionado e servirão de alimento para instituições da região.
O motivo da apreensão foi a falta da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para trânsito de animais no Estado. De acordo com depoimento dos motoristas a carga era proveniente do município Pará de Minas, em Minas Gerais.
Ascom / Adab

Segunda sessão do cineclube “É Proibido Cochilar” acontece amanhã



O cineclube da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), “É proibido cochilar” terá a sua segunda exibição nesta quarta-feira (12). Com duas sessões, sendo uma iniciando as 12h30 e outra as 18h30, o cineclube irá exibir mais uma produção do Ciclo do Recife, A filha do Advogado. Dirigido por Jota Soares, o filme é baseado no romance de Costa Monteiro e foi restaurado em 1981 pela Cinemateca Brasileira.
Na última quarta-feira, foi exibido o filme “Aitaré da Praia”, de 1926, dirigido por Gentil Roiz. A proposta do Cineclube “É proibido cochilar” é incentivar o setor audiovisal e promover a produção regional. As sessões acontecem todas as quartas-feiras, às 12:30h e às 18:30h, no auditório da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, no Bairro do Recife. O acesso é gratuito. Os interessados em exibir suas produções devem entrar em contato com a Regional Nordeste através do telefone (81) 3117.8456 ou através do e-mail nilton.valenca@cultura.gov.br.

Serviço:
Cincelube É Proibido Cochilar
Local: Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 - Bairro do Recife, Recife – PE
Data: 12 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 12h30 e 16h30
Informações: (81) 3117.8439


Fonte: Divulgação NE

domingo, 9 de dezembro de 2012

Cida Torneros: Cássia Eller ainda é uma garotinha (saudosa), aos 50 anos

http://bahiaempauta.com.br/?p=70709

Comissão de Cultura em Camaragibe-PE emite nota sobre a mobilização do segmento

Saudação caminhantes,

             No dia dezenove de novembro, iniciamos um processo de integração para discutir, refletir e construir acerca da cultura, mas anteriormente foi feito um chamamento para o Diálogo Integrado em Cultura Autônoma - DICA, em outras rodas como: Roda do Projeto Compesa, Programa Cultura Viva, convite aos presidentes das Federações, FACC (Federação de Agremiação Carnavalesca de Camaragibe) e a FEQUAJUCA (Federação das Quadrilhas Juninas de Camaragibe), entre outras.
             Houveram três momentos presenciais e vários virtuais para construção  da Carta Conjunta do Movimento Cultural de Camaragibe.
             Nosso engajamento proporcionará boas discussões, reflexões e ações. Nossas ligações justificarão nossa cultura. Na roda do dia 03/12 a carta foi entregue a Anderson Neves, atual responsável pela pasta da Cultura da equipe de transição do prefeito eleito, acompanhado por outras pessoas que também  compõem a equipes de transição. Como primeiro resultado pós-construção da carta, fomos (a roda) convidados a participar da construção do carnaval 2013 de Camaragibe. A equipe de transição já tem uma proposta elaborada que será discutida com o movimento no próximo dia 17/12 às 19H no auditório da Escola Frei Caneca. Neste mesmo dia a equipe nos trará um parecer quanto ao documento entregue na última segunda.
            Acreditamos que este, assim como todas as outras rodas que foram realizadas, é mais um importante espaço para diálogo e construção, uma vez que o compartilhamento na gestão e participação do movimento é uma das reivindicações da carta.
            Até segunda.

            Abraços libertários. 

P.S     O redator deste blog participou com envio de textos via e-mail.


Animal Health/Sanidade Animal: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São P...

Animal Health/Sanidade Animal: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São P...: A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, instituição ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realiza nesta quinta...

Animal Health/Sanidade Animal: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São P...

Animal Health/Sanidade Animal: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São P...: A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, instituição ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realiza nesta quinta...

Em 2013, substâncias de uso veterinário só poderão ser vendidas com prescrição veterinária

http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/jornal-da-pecuaria/2012/11/2013-substancias-uso-veterinario-podero-ser-vendidas-com-prescrico-veterinaria/6598/




Veja a legislação na íntegra e seus anexos:  http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=consultarLegislacaoFederal




Agora, perguntar não ofende. Na Paraíba, o nobre amigo, Gesseraldo, responsável pelo setor de fiscalização de farmácias veterinárias, dará conta de fiscalizar devidamente todos estabelecimentos do estado?

Raimundo Carrero e Ronaldo Correia de Brito em seminário na UFPE

http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2012/12/07/raimundo-carrero-e-ronaldo-correia-de-brito-em-seminario-na-ufpe-385554.php

sábado, 8 de dezembro de 2012

OIE mantém status do Brasil como país de risco insignificante para doença da vaca louca

Segundo o Ministério da Agricultura, testes apontaram que morte de fêmea bovina no Paraná em 2010 não foi causada pela enfermidade
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve nesta sexta, dia 7, o status do Brasil como país de risco insignificante deEncefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como doença da vaca louca. O Ministério da Agricultura divulgou ter recebido na quinta, dia 6, a confirmação da existência de marcação priônica (proteína modificada) em amostra de célula de uma fêmea bovina morta em 2010 no Paraná, mas trata-se de um antigo caso não clássico da doença, uma vez que verificações feitas apontam que o animal não morreu desta enfermidade.

De acordo com o Ministério, o resultado apresentado pelo Animal Health and Veterinary Laboratories Agency, localizado em Weybridge, na Inglaterra, reforça a certeza de que o animal não morreu da referida enfermidade. O que foi detectado é que o animal possuía o agente causador da EEB (príon), porém, não manifestou a doença e nem morreu por esta causa.

As investigações epidemiológicas não demonstraram qualquer compatibilidade com um caso clássico da doença, uma vez que o bovino de idade avançada (13 anos) morreu em menos de 24 horas e de forma aguda. Além disso, tratava-se de um animal criado exclusivamente a pasto.

O conjunto de sintomas contraria aqueles da EEB Clássica, caracterizada por apresentar quadros clínicos de até meses, e ocorrendo principalmente em bovinos de até sete anos de idade que consumiram rações contendo farinhas de carne contaminadas com o príon.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Ênio Marques, o Brasil seguiu todos os procedimentos de diagnóstico laboratorial e de investigações epidemiológicas complementares estabelecidos para o caso, tanto aqueles de nível nacional, quanto às diretrizes internacionais definidas pela  OIE.

A qualidade do sistema de prevenção da EEB do Brasil é reconhecida internacionalmente pela OIE, que em 2012 incluiu o país na relação de países com “risco insignificante para a EEB”, a melhor categoria mundial possível para essa doença.

Declarações de Enio Marques repercutem na Câmara dos Deputados





A reestruturação da Secretaria de Defesa Agropecuária, com base num modelo importado da Bavária, chegou ao parlamento. A ANFFA Sindical, em ação de articulação parlamentar, expressou preocupação com a proposta do Secretário de Defesa Agropecuária.
Os Dirigentes Sindicais estiveram reunidos com o Deputado Federal Gilmar Machado, Vice-líder do governo no Congresso, e levaram ao seu conhecimento os planos de Enio Marques Pereira para o Sistema de Defesa Agropecuária brasileiro, com a proposta de contratação de médicos veterinários e agrônomos fora da carreira e a contratação de temporários para exercerem as atividades de fiscalização, ideias que vão de encontro ao pensamento do governo federal.
Em reuniões técnicas realizadas com os Serviços do Ministério, por exemplo, o Secretário de Defesa Agropecuária afirmou que o Ministério vai “contratar médicos veterinários para cargos temporários, pois os mesmos custam metade do que ganham os Fiscais Federais Agropecuários em início de carreira”.
A ANFFA Sindical acredita que a retomada de políticas públicas de indução do desenvolvimento exige um Estado mais organizado, com um corpo técnico-funcional capacitado e motivado, com remuneração justa e incentivo a uma carreira que lhe aporte satisfação profissional e existencial.
Ao tomar conhecimento das pretensões de Enio Marques Pereira, o Vice-líder de governo afirmou que tomará as medidas.


 
 
Fonte: UNAFA 

IMPERDÍVEL: oficina com atriz do Odin Teatret em parceria com atriz/pesquisadora do Rio Grande do Sul durante o 19º Janeiro de Grandes Espetáculos. Inscrições já estão abertas!

http://bmail.uol.com.br/attachment?msg_id=NDY4MjM&ctype=93ecc284a2d9924470643dad64b6234c_3_oficina_pv.jpg&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=150039


A Ponte dos Ventos - o canto do corpo e as raízes da voz
OFICINA NO RECIFE !

Com Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret/Dinamarca) e Tatiana Cardoso (RS)

Durante as 16 horas de oficina conjunta, Tatiana Cardoso e Iben Nagel Rasmussen compartilharão com os participantes suas técnicas pessoais de treinamento de ator, como em uma viagem através de exercícios feitos com o grupo A Ponte dos Ventos.

Como diferentes tipos de exercícios físicos geram diferentes tipos de energia

1) Treinamento Físico: os atores irão trabalhar com alguns dos exercícios que durante os últimos vinte anos foram elaborados e praticados com o grupo A Ponte dos Ventos, como: samurai, fora de equilíbrio, verde, dança dos ventos, construção da presença física e expansão das energias do ator. Serão utilizados bastões e faixas;
2) Cada participante criará uma própria partitura de ações físicas que, em seguida, será colocada em relação às partituras de ações físicas dos outros participantes.

Como a voz pode atuar e interferir no espaço
3) Treinamento Vocal: os atores irão trabalhar a estrutura física da voz a partir dos ressonadores corporais;
4) Criarão partituras de ações vocais, sequências musicais e sonoras.

Juntos, os atores montarão as várias “histórias” criadas durante a oficina. O trabalho dos quatro dias culminará com uma estrutura de ações físicas e vocais: “um mini-espetáculo”.

Quem se beneficiará da oficina e dos encontros?

A oficina possui vagas para 20 Participantes (atores e dançarinos) e 14 Observadores (diretores e críticos teatrais, professores e estudantes de teatro, atores e dançarinos).

Como será a seleção?
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no site WWW.janeirodegrandesespetaculos.com
e enviá-la com todas as informações e carta de intenção para o e-mail: oficinasjaneiro2013@gmail.com até 21 de dezembro de 2012.


Como será a seleção?
Haverá um processo seletivo para participação na oficina feita por Iben Nagel e Tatiana Cardoso. O resultado da selação será divulgado no site do JGE.

Onde será realizada?
Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu, de 14 a 17 de janeiro de 2013, das 9h30 às 13h30.

Quanto será o Investimento?
Participantes: R$ 200,00 (duzentos reais)
Observadores: R$ 100,00 (cem reais)
O pagamento deverá ser feito até 08 de janeiro no SATED/PE – Casa da Cultura/ Fone 3424 3133.  

Sobre Iben Nagel, Tatiana Cardoso e  Patricia Furtado
Iben Nagel Rasmussen é atriz, diretora, professora e escritora. Nasceu em em 1945 em Copenhague, Dinamarca. Foi a primeira atriz a se juntar ao Odin Teatret depois que o grupo chegou em Holstebro, em 1966. Em 1983, paralelamente ao seu trabalho no Odin Teatret, ela funda o Grupo Farfa com atores de diversos países. O Farfa criou um próprio programa de treinamento e diversos espetáculos, que inclusive foram apresentados no Brasil em 1987. Desde 1989, dirige o projeto A Ponte dos Ventos (Vindenes Bro). Em 1999 ela também cria o Novos Ventos (Nye Vinde), um grupo de jovens atores que segue os passos e os princípios do Ponte dos Ventos. Ganhou diferentes prêmios internacionais como atriz e tem suas experiências profissionais relatadas no livro The Actor’s Way, de Erik Exe Christoffersen e no documentário The Transparent Body, de Claudio Coloberti. Publicou dois livros e inúmeros artigos em jornais e revistas estrangeiros (Seu livro O Cavalo Cego será publicado no Brasil, provavelmente, em 2013). É autora, diretora e atriz do espetáculo O Livro de Esther, do Odin Teatret. Participou de 29 espetáculos do Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium e dirigiu 14 espetáculos, sobretudo do Ponte dos Ventos e do Nye Vinde.

Tatiana Cardoso é atriz, diretora, professora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, onde também obteve o título de Mestre com a dissertação “O Treinamento do Ator: Plano para a Reinvenção de Si”. Professora desde 2005 da Teaterhøjskolen Rødkilde, Dinamarca. Durante anos, frequentou inúmeras oficinas de teatro e participou como atriz de estudos e processos com reconhecidos mestres internacionais. Atualmente, é professora de teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Diretora do grupo Teatro Torto de Porto Alegre. Integra o grupo internacional Ponte dos Ventos desde 1995.

CONSULTORIA

Patricia Furtado de Mendonça
Atriz, Professora, Tradutora e Consultora de Projetos Teatrais. Mestre em Teatro pela UNIRIO, formada em “Disciplinas das Artes, da Música e do Espetáculo” pela Universidade de Bolonha (Itália). É tradutora de Eugenio Barba desde 1998, tendo traduzido diferentes livros e artigos do fundador do Odin Teatret. Desde 2009, conduz uma pesquisa sistemática sobre a relação do Odin Teatret com o Brasil, escrevendo textos e artigos sobre o tema, divulgando as atividades do grupo em nosso país e colaborando com as investigações do Centre of Theatre Laboratory Studies (CTLS) e do Odin Teatret Archives (OTA), Holstebro, Dinamarca.
Imperdível!






Fonte: Artista teatral e jornalista Leidson Ferraz, por e-mail.

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...