sábado, 23 de junho de 2012

Funcultura de Pernambuco homologou o resultado da primeira fase do Funcultura Independente 2011/2012. Quatro projetos de Camaragibenses são pré-selecionados.










A Comissão Deliberativa do Funcultura homologou na a terça-feira (05/06) o resultado da primeira fase do Funcultura Independente 2011/2012. Após a análise dos documentos, 848 foram habilitados a continuar na seleção.
Quatro projetos de Camaragibe foram pré-selecionados e ficamos na torcida pela sua aprovação, visto que os realizadores contemplados têm vasta experiência na qualidade de seus projetos e credibilidade junto à população pelo seu histórico cultural.
Os quatro selecionados foram: II FENEARC – II Feira de Negócio do Artesanato de Camaragibe de Daniel Passos e o Educação Patrimonial do Município de Camaragibe – PE de Eliz Galvão, Willi Terra dos Meninos Invisíveis e Retrato de Família de Anderson Abreu. Todos projetos vêm fortalecer e difundir a cultura de nossa cidade.
Os proponentes dos projetos não habilitados poderão apresentar recurso, questionando a decisão da Comissão Deliberativa. Para saber os motivos da desclassificação a fim de elaborar o pedido de reconsideração, os produtores culturais devem enviar um e-mail para atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br, de 13 a 20 de junho, com o número do Cadastro de Produtor Cultural, nome e número do projeto enviado. 

            O pedido de reconsideração deve ser elaborado conforme o item 6.13 das disposições finais do Edital de Convocação 2011/2012 e enviado para a Secretaria Executiva do Funcultura, de 13 a 29 de junho, por e-mail (atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br), pelos correios (Rua da Aurora, nº 463/469, Térreo, Boa Vista - Recife/PE – CEP: 50050-000) ou de forma presencialmente, no horário das 8h às 12h.





             Confira a lista geral no link: http://www.fundarpe.pe.gov.br/funcultura-independente-2011-2012-divulga-projetos-habilitados-para-segunda-fase-da-selecao

Finalmente, o Brasil é reconhecido como livre da Vaca Louca.








O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio Fax Circular 26/2012 de 15/06/2012, comunica que mediante a resolução nº 16 da 80ª Sessão Geral, a Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, reconheceu o Brasil na categoria de risco insignificante para EEB – Encefalite Espongiforme Bovina.
Para este avanço na classificação de risco, foi fundamental, a atuação nos últimos oito anos, do serviço veterinário oficial nos âmbitos federal e estadual, que estabeleceu diretrizes sanitárias e verificou a devida aplicação por parte do setor privado envolvido na prevenção da EEB; estabelecimentos de abate, fábricas de ração, graxarias, pecuaristas, médicos veterinários privados, dentre outros.
No entanto, é necessário manter a rigorosa aplicação das medidas oficiais, pois essa progressão de categoria sanitária geralmente é seguida de missões e auditorias internacionais como o objetivo de observar “in loco”, o sistema de prevenção da EEB no país.
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como Doença ou Mal da Vaca Louca, atinge o sistema nervoso dos bovinos, fazendo com que fiquem com o comportamento alterado. Daí vem o nome popular "Vaca Louca".
Além de causar a morte de animais do rebanho, há o risco de transmissão ao homem, pois a doença é uma zoonose. Outro grande prejuízo seria a suspensão da exportação brasileira de carne bovina, que só em 2011, o Brasil exportou 1,09 milhão de toneladas. Os primeiros casos da doença ocorreram na Europa em 1986. Atingindo em torno de 24 países, 189.544 casos, só na Inglaterra a doença registrou a marca de 183.765 casos. Também já foram registrados 5.779 casos em outros continentes. Já no Brasil nunca foram registrados casos dessa doença!

Por Magadyel Melo.

domingo, 10 de junho de 2012

Projeto de lei proíbe maus tratos a animais em rodeios e vaquejadas | brejo.com

Projeto de lei proíbe maus tratos a animais em rodeios e vaquejadas | brejo.com

Camaragibe conquista uma Praça dos Esportes e da Cultura


Ir ao cinema, ao teatro, jogar bola em uma quadra coberta, ou ler um livro na biblioteca. Em alguns centros urbanos brasileiros, isso é muito comum. Não é o caso da maioria dos bairros de Camaragibe e de alguns outros municípios com propostas contempladas durante a primeira seleção das Praças dos Esportes e da Cultura (PEC), ação que faz parte do PAC 2 do Governo Federal. A previsão é de que sejam construídas 800 PECs entre 2011 e 2014.
Futuramente população de Camaragibe poderá ter mais opções de lazer, visto que atualmente não possuímos teatro nem cinema e apenas uma biblioteca para todo município de mais de 140 mil habitantes. No entanto, até o presente momento, o governo municipal não confirmou e nem divulgou o início da contratação do projeto.
Para a obra completa, serão investidos mais de R$ 2 milhões, sendo que em torno de R$ 60 mil poderá ser a contrapartida do município.
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A Praça do PAC, agora denominada Praça dos Esportes e da Cultura – PEC - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das Praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de Praças, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².
O projeto aprovado para a cidade de Camaragibe será o de 3.000 m² na Estrada das Pedreiras no Bairro Vale das Pedreiras, de acordo com o site do programa oficial e contará com edifícios multiuso, praça de esportes e lazer, CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.  No entanto, aguardamos o posicionamento da Prefeitura Municipal para a confirmação e divulgação da conquista por esta ser o órgão que executará a obra.

Maiores Informações no site: http://pracas.cultura.gov.br/index.html

Que bicho é esse?

  Esta linda espécie, é a Mabuya nigropunctata,  pertencente à sub-família Lygosominae, pode ser encontrada por toda a Floresta Amazônica, a...